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Contos ,mitos e lendas africanas e obras de referência sobre a África |
Durante as primeiras semanas de
novembro, a professora Salete (História) trabalhou o tema com os alunos das
6ªséries .Foi pedido pesquisa sobre a importância da data, quem foi Zumbi
dos Palmares, a cultura Afro-brasileira. A intenção era levar para as salas
de aula uma reflexão sobre a discriminação racial, valorizar a diversidade
étnica e estimular o respeito às diversidades culturais. A professora
aproveitou o tema e sugeriu a leitura de alguns contos e lendas
africanas.Separamos os livros sobre a História da África e a literatura
de contos e lendas africanas deixamos exposta. Houve interesse e muita
procura, principalmente o livro "Os príncipes do destino- histórias da mitologia afro-brasileira, de Reginaldo Prandi. Vocês sabem como "Os
príncipes do destino se tornaram brasileiros"?
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Apresentação das pesquisas realizadas |
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Atividade exposta em sala de aula |
Ainda sobre o tema, as alunas das 7ª e 8ª séries apresentaram-se no Largo do Rosário na "Mostra da Diversidade Cultural da Zona Leste" promovida pelo MOVIMENTO CULTURAL PENHA (MCP), em comemoração à Semana da Consciência Negra, no dia 10 de novembro. Música, dança,teatro,entre outras atividades foram apresentadas aos nossos alunos do Ensino Fundamental e ao público em geral.Alunas e alunos fazem parte do Grupo de Dança Afro-brasileira (MCP) e têm aulas no espaço de nossa escola todas às sextas-feiras com o Professor de dança, EDINHO.Uma parceria que começou em 2005 e que se mantém até hoje. O projeto: Recado aos Nossos Ancestrais (MCP) tem como um dos objetivos
"contribuir para apropriação da história e cultura índigena e afro-brasileira,por meio de cursos, palestras, e oficinas aos alunos e professores das redes de educação".
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Diretora Vera e alunos do Ensino Fundamental chegando para o Evento |
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Coordenadora Rosenilce com o grupo de dança de nossa escola e grupo de dança da terceira idade de Vila Matilde |
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Apresentação do grupo com o professor Edinho |
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Jovens do Centro de Cultura da Penha |
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