Mês de novembro : leituras com Consciência.





 Não é  tarefa fácil para o professor, levar para as salas de aula questões polêmicas como preconceito e racismo.  O tema  em questão exige preparo e conhecimento, e o uso da literatura  possibilitando  reflexões acerca da história e da cultura afro- brasileira, pode ajudar e muito professores que desejam, não só introduzir a temática porque faz parte do currículo, mas principalmente porque  quer contemplar  os segmentos étnico -raciais e sócio - culturais representados pelos alunos.

Leituras promovendo outras leituras. Professores levaram para as salas,   textos literários, cuja temática  trata destas questões. A literatura despertando valores estéticos e humanos, oferecendo também entrosamento e recriação.O momento proporcionou conversar com os alunos sobre preconceito e racismo.  Livros juvenis  que suscitam reflexões acerca  da história e da cultura  afro- brasileira foram apresentados aos alunos, e estes puderam compartilhar leituras e reflexões.
A professora  Nívea, de História; a professora Mônica, de Artes; a professora Andreia de Sociologia; a professora Gleice, de Português, aceitaram o desafio. Ensino Médio e Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do acervo da biblioteca e participar das leituras compartilhadas. 

O professor deve buscar materiais didáticos para a sala de aula que contemplem os
segmentos étnico-raciais e sócio-culturais representados pelos alunos, trabalhando a diversidade, a
educação para o fortalecimento e construção de novas identidades baseadas no
reconhecimento da existência do outro. O uso da literatura é um caminho para a elaboração de
novas práticas escolares e uma forma lúdica de ensinar valores e novas culturas.



                              Alunos da professora Nívea realizaram as leituras na biblioteca.



                                       Alunos, da professora Mônica e professora Gleice,
                                            desenvolveram as atividades em sala de aula.






                    O Livro: O Mundo no Black Power da Tayó, foi lido  numa roda de leitura
                                                 pela professora Val, da biblioteca.





A professora Andreia, de História e Sociologia, levou para a sala de  aula , exemplares do livro: Racismo, Preconceito e Intolerância, do Historiador Edson Borges . A leitura  de alguns capítulos,possibilitou a reflexão  e o debate sobre questões tão polêmicas. As reflexões  resultaram em pesquisas sobre a vida de líderes negros que lutaram pelos direitos civis dos negros : Nelson Mandela, Steven Biko, Malcom X, Martin Luther King.












Comentários

Postagens mais visitadas