Projetos Integradores são muito bem vindos por aqui.

A ideia para  um Projeto Integrador, da primeira turma de alunos do Curso de Matemática, da UNIVESP ( Universidade Virtual do Estado de São Paulo), foi  a de buscar uma escola pública em que pudessem desenvolver ações que viessem contribuir com a educação de nossos jovens. Por meio da Vice- diretora Rosimeire ( Escola da Família), o grupo chegou até nós. Falaram sobre suas intenções, perguntaram de que modo podiam contribuir com a nosso projeto de leitura e constataram que o nosso acervo não  era informatizado. 
"Como contribuir para a melhoria da Biblioteca da Escola Estadual Padre Antão?" foi o nome dado ao projeto ,e a partir dele, o grupo doou um computador com os programas já instalados ( o nosso já estava em vias de aposentar-se), além de  livros de literatura juvenil. Também instalaram o software Biblivre, criando um manual facilitado, pois perceberam a nossa dificuldade para lidar com a ferramenta, e depois disso, foram nos ensinando de que modo podíamos informatizar o nosso acervo.  O computador e o acervo  já são muito utilizados, mas a Biblivre está só no início. Foi uma grande troca de conhecimento: eles vivenciaram a realidade da escola pública brasileira, nós ficamos conhecendo alunos de uma universidade pública  virtual, com novas ideias, novas tecnologias, novas aprendizagens, novas formas de divulgar o saber. Um outro grupo de alunos, da mesma universidade, desenvolveu projeto na Sala de Informática. Um curso de Noções Básicas de Internet foi ministrado no segundo semestre de 2015, aos sábados. Isso tudo só foi possível porque a Escola da Família  Padre Antão  acreditou na propostas desses alunos e abriu as portas para recebê-los.

No primeiro semestre  de 2016, o mesmo grupo está desenvolvendo outro Projeto Integrador aqui conosco.  "Revitalização do Espaço  Escolar para Promover a Ciência e a Cidadania." O projeto acontece em  parceria com a Escola da  Família  e o Grêmio Estudantil  do P.A.  As atividades para a criação de uma horta e um bosque de leitura iniciaram-se neste final de semana.  Convidamos a todos da comunidade escolar para abraçar a iniciativa tão louvável, a qual  só vem contribuir ainda mais para  as ações interdisciplinares que a escola já vem realizando.


Instalação do novo computador

A equipe responsável pelo projeto.

Alunas voluntárias  foram as primeiras a conhecerem os livros doados.

Um acervo  muito bem vindo.

Clássicos adaptados.

Alguém aqui conhece  O Caso da fotografia borrada?


O Início do novo Projeto Integrador:

Daniele, Cris e Clayton realizando a limpeza do espaço
destinado ao Bosque de Leitura.

O trabalho só está começando. Vamos precisar de muita ajuda.

O Grêmio trabalhou incansavelmente durante a tarde de domingo.

Um bosque de leitura  na escola não  será demais?

Vocês sabem quantas espécies de árvores temos aqui?

Eu quero jabuticaba...

Estão preparados para as novas ações?

E ai, de que modo vocês podem contribuir para  que todo este espaço seja usado por vocês?


Comentários

  1. Muito bom esse projeto, por mais pessoas com essa força de vontade em prol da educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos precisar muito, né? Grata por vir até o nosso blog.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Que iniciativa incrível!
    A escola sendo formadora de uma sociedade mais leitora e integrando a comunidade com seus espaços físicos faz com que tenhamos sempre mais consciência de nosso papel na sociedade e no mundo!

    Parabéns Rose!
    Parabéns alunos da VUNESP!
    E parabéns galera do Grêmio do P.A. (L.U.T.E )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean,
      Grata por comentar sobre o projeto. Saiba que contamos com sua parceria. Até.

      Excluir
  3. O Padre Antão nos acolheu e nos permitiu colocar em prática nossas ideias.
    Só temos a agradecer pela oportunidade!! Um agradecimento especial vai para a Val e a Rose, que abriram as portas para nós!!
    Acredito que o trabalho em equipe e parceria é fundamental para desenvolvermos um bom trabalho!!
    Cristiane - UNIVESP

    ResponderExcluir
  4. Rose - vice Escola da Familia- Parabéns equipe, por essa força e união da escola regular- grêmio- equipe gestora- professores e pela dedicação da nossa querida Valderina.

    ResponderExcluir
  5. Faço aqui um agradecimento especial ao grupo UNIVESP que muito tem nos ajudado e contribuído com a escola PADRE ANTÂO, ainda não vou citar nomes do grupo, pois posso correr o risco de errar me esquecendo de alguém das duas equipes que são lideradas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas