Entretecendo uma colcha de retalhos.

Para Entretecer uma Colcha de Retalhos foi realizado no primeiro semestre de 2016, no âmbito da disciplina de  Arte, da Escola Estadual Padre Antão, com a turma de Educação para Jovens e Adultos – EJA, do 3º ano do período do noturno. O projeto nasceu a partir de um  desdobramento de um  estágio  realizado pelo estagiário e também professor, Pedro Henrique Lemes, durante o segundo semestre de 2015. A professora Júlia Steinwacher cedeu o espaço de suas aulas para a intervenção que foi realizada. O projeto de intervenção educacional no âmbito da disciplina de Arte  teve como objetivo, propor um trabalho coletivo que convidasse os alunos à reflexão sobre o registro de histórias e das experiências de cada um.
"Construir uma colcha de retalhos é um procedimento que pode tencionar uma outra experiência sobre experiências, é também a relação de afirmação de si no coletivo, de maneira a discutir como cada aluno se constrói no grupo e como o grupo também o constrói, na medida em que cada retalho não só é o aluno, como também é o coletivo. Cada parte constrói o todo, assim como o todo também constrói e particulariza cada parte. Desta maneira,  as biografias dos alunos foram se entrelaçando  e as suas experiências  continuaram sendo ímpares." ( Pedro Henrique Lemes)















"Pensar em uma colcha de retalhos é uma maneira de discutir como cada aluno, professor, agentes escolares, funcionários da secretária e da direção constroem suas relações nesse espaço, e de que modo esse espaço acaba também por influenciar e participar das relações tecidas. Assim, cada retalho é o individual, mas também carrega em si um reflexo do coletivo. Cada parte constrói o todo, assim como o todo também constrói e particulariza cada parte. Desta maneira, na escola, vão se entrelaçando biografias e experiências, em permanente construção."  Pedro Henrique.
   
E assim vamos entrecendo a nossa colcha de retalhos,  as nossas narrativas, as nossas memórias.

Comentários

  1. Parabéns a todos. Faz-se necessário que esse Projeto seja amplamente divulgado no espaço escolar para que todos tomem conhecimento e sintam-se motivados a participar de iniciativas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos. Faz-se necessário que esse Projeto seja amplamente divulgado no espaço escolar para que todos tomem conhecimento e sintam-se motivados a participar de iniciativas maravilhosas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas