segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Entretecendo uma colcha de retalhos.

Para Entretecer uma Colcha de Retalhos foi realizado no primeiro semestre de 2016, no âmbito da disciplina de  Arte, da Escola Estadual Padre Antão, com a turma de Educação para Jovens e Adultos – EJA, do 3º ano do período do noturno. O projeto nasceu a partir de um  desdobramento de um  estágio  realizado pelo estagiário e também professor, Pedro Henrique Lemes, durante o segundo semestre de 2015. A professora Júlia Steinwacher cedeu o espaço de suas aulas para a intervenção que foi realizada. O projeto de intervenção educacional no âmbito da disciplina de Arte  teve como objetivo, propor um trabalho coletivo que convidasse os alunos à reflexão sobre o registro de histórias e das experiências de cada um.
"Construir uma colcha de retalhos é um procedimento que pode tencionar uma outra experiência sobre experiências, é também a relação de afirmação de si no coletivo, de maneira a discutir como cada aluno se constrói no grupo e como o grupo também o constrói, na medida em que cada retalho não só é o aluno, como também é o coletivo. Cada parte constrói o todo, assim como o todo também constrói e particulariza cada parte. Desta maneira,  as biografias dos alunos foram se entrelaçando  e as suas experiências  continuaram sendo ímpares." ( Pedro Henrique Lemes)















"Pensar em uma colcha de retalhos é uma maneira de discutir como cada aluno, professor, agentes escolares, funcionários da secretária e da direção constroem suas relações nesse espaço, e de que modo esse espaço acaba também por influenciar e participar das relações tecidas. Assim, cada retalho é o individual, mas também carrega em si um reflexo do coletivo. Cada parte constrói o todo, assim como o todo também constrói e particulariza cada parte. Desta maneira, na escola, vão se entrelaçando biografias e experiências, em permanente construção."  Pedro Henrique.
   
E assim vamos entrecendo a nossa colcha de retalhos,  as nossas narrativas, as nossas memórias.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos. Faz-se necessário que esse Projeto seja amplamente divulgado no espaço escolar para que todos tomem conhecimento e sintam-se motivados a participar de iniciativas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos. Faz-se necessário que esse Projeto seja amplamente divulgado no espaço escolar para que todos tomem conhecimento e sintam-se motivados a participar de iniciativas maravilhosas.

    ResponderExcluir