Nossa escola tem um bosque.

O Projeto Bosque da Leitura surgiu com o objetivo de possibilitar mais espaços de acesso ao livro e à leitura dentro do ambiente escolar. O projeto é parceria com a Escola da Família, alunos da Univesp, Projeto Minha Escola Minha Cara, Grêmio Estudantil e Comunidade Escolar. A ideia é consolidar e ampliar o acesso à cultura da leitura e de criar uma identidade com a comunidade . Além da biblioteca escolar, que já funciona todos os dias, procurando atender aos alunos, professores e funcionários, a intenção é ampliar mais espaços de leitura, procurando mostrar à comunidade a importância desta para a formação da cidadania do jovem.

 Professores usam o espaço da biblioteca e sala de leitura para realizar várias atividades que proporcionam aos alunos o contato com o acervo literário e de pesquisa, além disso, os alunos têm toda a liberdade para consultar títulos e fazer as suas escolhas literárias. Com a ampliação do projeto, eles vão poder fazer isso também aos finais de semana, podendo  trazer seus familiares. Pais e filhos poderão realizar leituras compartilhadas. A criança poderá ler para os seus pais e seus pais poderão ler para seus filhos. Elas não terão o contato com os livros somente em estantes e bibliotecas, mas ao ar livre, podendo escolher ler deitado, sentado debaixo de uma árvore, podendo se acomodar onde desejarem. Os educadores da Escola da Família podem e devem realizar contações de histórias , teatro e performances que tenham como tema o incentivo à leitura.

O espaço recebeu bancos feitos de  com pneus e garrafas PET , um tapete feito de retalhos, um pé de livro, muitas almofadas, além de contar com árvores frutíferas e plantas ornamentais que foram doadas por alunos, professora Eliane Solimeo ( Geografia) e comunidade escolar.

A parceria de  professores, direção,  Escola da Família e comunidade é o que  vai proporcionar manter vivo o nosso Bosque da Leitura.


O Dia Nacional do Livro foi comemorado com uma roda de leitura.
Piquenique Literário no Bosque da Leitura. O Cárdapio? A obra
infantil de Monteiro Lobato, e as delícias preparadas por tia Anástacia.




A professora Solange Farias ( Mediadora) fez a doação das pedras e
 cascalhos  para a construção do caminho. Também nos doou muita terra adubada.

O professor Jorge (Química) , assim que soube do projeto, deu seu total apoio
e convenceu seus alunos a participarem. Além da limpeza, eles foram
os responsáveis pelos bancos feitos de pneus.


.
A professora Denise( Filosofia) e seus alunos doaram as almofadas,  que foram
 feitas  para o "Projeto Cineclube" , na Semana Cultural.
Um dia de sol no bosque.
Um olhar a procura da leitura.

Cultura Brasileira no Bosque.



Professor Lucas (História) e sua turma trabalharam muito.
Assim como nós, eles também sonhavam  a ideia de
um Bosque da leitura.

O grêmio envolvendo- se  com o projeto, no início dos 
trabalhos.



Comentários

Postagens mais visitadas