Arte por toda parte.
A arte é tudo ou a arte não é nada? Onde está a arte? Como reagimos diante dela? A arte nos torna mais humanos? Para que serve a arte, afinal? As aulas da professora Mônica são assim: cheias de questionamentos , muitas reflexões, e também de inúmeras linguagens que são um convite aos alunos para que assim, eles possam pensar, sentir, criar. Seja por meio do grafite, da literatura, da fotografia,da música, dança, teatro , dos gestos, tudo que seja possível na construção do saber é levado para as suas aulas, que podem tanto ocorrer em sala , como também no pátio, no bosque da leitura, no auditório, na biblioteca, na rua, nas galerias e nos espaços culturais da cidade. A arte pode estar aqui, lá acolá. É preciso ver, olhar, enxergar. A arte é tão necessária. Ela possibilita uma reflexão sensível do mundo e de nós mesmos. É por meio de todas essas linguagens que os seus alunos vão construindo o seu repertório pessoal e desse modo vão materializando as suas experiências e fazendo uso das diferentes linguagens que foram vivenciando ao longo do ano letivo.
Nos trabalhos aqui apresentados, estão as propostas de produção de Fanzines , alunos dos 2° anos, projeto com fotografias e construção de máscaras com os alunos dos terceiros anos.
Nesta proposta de trabalho, a criação de fanzines é suporte para que os alunos dos 2º anos possam apresentar temas e propostas do que pretendem realizar na semana cultural.
Qual imagem te representa? Aqui , os alunos dos 3º anos usaram como referência trabalhos do fotógrafo Arnold Newman (Nova York) em que ele resgata imagens de políticos, que fez durante a sua vida, e a partir dessas imagens cria máscaras e as veste.
Partindo desta proposta, os alunos foram orientados a criarem suas máscaras com imagens que os representassem.
O que me faz seguir e acreditar em um mundo melhor é a capacidade dos meus alunos de contar suas histórias através da Arte !!!!!!
ResponderExcluir