Literatura Periférica e Penha de França -Expressões do Rosário.

O nosso 3ºPiquenique Literário ocorreu na sala dos professores, em razão do tempo chuvoso. Montamos a nossa mesa de comidinhas juntamente com os  livros da literatura periférica, afinal íamos falar sobre o livro de um autor da Zona Leste, Rodrigo Ciríaco. Tecemos as nossas impressões de leitura sobre sua obra : Te Pego Lá Fora, e durante as nossas falas, lemos a crônica do Sérgio Vaz  " Sonho de giz" dedicada ao escritor quando este  estava  lançando seu primeiro livro. Assim como o poeta Sérgio Vaz, também sentimos em seus contos o lirismo e a "coceira" em nossas feridas. O nosso convidado especial, José Morelli, autor do livro livro: "Penha de França- Expressões do Rosário, também falou da importância em se levar para às salas de aula, textos com os quais os alunos se identificam. Essa foi mesmo a razão da escolha do livro. Os livros de   contos e o de poemas do  Rodrigo são muito disputados na biblioteca da escola. Alguns professores trabalham com seus textos e dali sempre saem boas reflexões.  O autor já esteve em nossa escola com o Sarau dos Mesquiteiros. Também já tivemos a oportunidade de participar de alguns encontros entre o Sarau e escritores da Literatura Periférica.  Sérgio Vaz, Nelson Maca e Clayton Mendes já marcaram presença no Centro Cultural da Penha. Todos eles foram convidados pelo Sarau dos Mesquiteiros.


José Morelli  também escreve boas histórias e crônicas de nosso bairro. Elas saem publicadas no jornal do bairro, Gazeta Penhense. A presença do escritor e morador apaixonado pelo bairro onde nasceu e vive, foi muito especial para nós. Além de nos contar sobre todo o  processo de pesquisa e  escrita do livro, nos revelou a verdadeira história do Padre Antão, o qual teve o privilégio de conhecer. Toda a história sobre a Irmandade da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França,suas festas e luta para que esse patrimônio  histórico e cultural seja preservado, estão no livro que tem fotos incríveis e memoráveis.  Morelli também faz parte do Movimento Cultural da Penha e  esteve presente na  primeira comissão  de festa e participa de todas elas. A Festa  do Rosário dos Homens Pretos  de Penha de França já está em sua  16º edição.  E para acompanhar todas essas histórias e ainda conhecer o nosso clube de leitura , ainda contamos com a presença do professor  João Vatapá, responsável pelas páginas : Venha que sou da Penha e Diarinho da Penha. 












Agora só está faltando uma Festa Literária na Penha!!!!!!!!! O Bosque da Leitura e  João Vatapá já estão pensando nisso!

Comentários

  1. Uma alegria estar com pessoas com olhares tão fundamentais sementes para futuros melhores, acredito mesmo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas